sábado, junho 30, 2007

American Graffiti




Vou começar esse post com uma pergunta : Você quer entender a cultura Americana? Assista esse filme, simplesmente assista e veja pelos seus próprios olhos os fatores que fazem da sociedade americana uma sociedade de quatro rodas, dos fast foods e da competição desenfreada. Isso é parte do que os EUA são, realmente.

"American Graffiti"(1973, 110 mins.), foi um dos primeiros filmes rodados pelo diretor George Lucas antes da sua consagração pela trilogia dos filmes "Guerra nas Estrelas", além do filme ser produzido pelo grande Francis Ford Coppola. O filme relata uma noite após a formatura de quatro estudantes de uma escola numa pequena cidade no interior dos EUA, em 1962. Alguns já tem a promessa de uma vaga na Universidade, porém um deles não tem certeza se é isso realmente o que almeja para seu futuro, outro está alistado no exército para a guerra do Vietnã e outro não sabem ao certo o que irá fazer da vida.

Ao longo da noite, os quatro vão se metendo em encrencas, corridas de carro, além de tudo, vão fazer da noite após a formatura um grito de liberdade, ainda que temporária.

Os cenários se dividem entre as ruas, os arredores da cidade, além do famoso Mel's drive-in, onde os jovens costumavam se encontrar para organizar as corridas, paquerar e aproveitar a noite.

Ao longo do filme, nos carros dos personagens ao som do programa do DJ Wolfman Jack, que, na verdade, foi uma personalidade do rádio nos EUA que despontou com sua descontração no seu programa "Dj wolfman Jack show". O programa toca classicos como "Johnny B. Good" de Chuck Berry, "Oh boy" de Buddy Holly e "Smoke gets in your eyes" de The Platters. Para quem gosta de rock dos anos 50 e aquele rock bem comportado do começo da década de 60, este é um filme prato cheio!

Segundo George Lucas, a iniciativa para fazer esse filme foi por lembrar seus tempos de adolescência na cidade de Modesto, na Califórnia. Este filme certamente deixou um legado de fãs de várias gerações relembrando os tempos dourados do período pós-guerra nos EUA.

Curiosidade : Harrison Ford tem uma pequena participação durante o filme, ainda no começo de sua carreira como ator. Tudo porque Ford era marceneiro da casa de George Lucas, fazendo com que o diretor achasse que ele teria um papel adequado na trama.

Quem quiser mais informações, entre em contato comigo!

Abraços!

Lucas