sábado, setembro 16, 2006

"Os Girassóis da Rússia" (1970) - Por Elis Campos



Essa semana resolvi dar uma revirada no fundo do baú, caçando umas jóias nas esquecidas prateleiras de VHS da locadora que freqüento.Peguei uns títulos que há muito queria ver e, aproveitando o vídeo-cassete tão gentilmente cedido pelo amigo Hugo, matei as saudades daquele tempo (não muito distante) em que a gente rebobinava a fita e nem sonhava que, um dia, iriam inventar a seleção de cenas.
Pois bem: peguei “O Tempo Redescoberto” (Raoul Ruiz), “Gêmeos – Mórbida Semelhança” (David Cronemberg), “Os Girassóis da Rússia” (Vittorio de Sica) e “O Sétimo Selo” (Ingmar Bergman).Infelizmente não deu pra ver “O Sétimo...”, nem pra ver o finalzinho de “O Tempo...” (que, aliás, recomendo a quem conhece a vida e a obra de Marcel Proust) mas, dos que eu pude saborear por completo, trago pra recomendar pra vocês “Os Girassóis da Rússia”.
Marcello Mastroianni (de “A Doce Vida”) e Sophia Loren (de “A Queda do Império Romano”), a dupla dinâmica do Cinema Italiano que fez bastante sucesso entre as décadas de 60 e 70, gravou esse filme em 1969-70, dirigido por Vittorio de Sica (“Ladrão de Bicicletas”).Os três já haviam trabalhado juntos em 1963, em “Ontem, Hoje e Amanhã”.
A parceria entre Loren e Mastroianni perdurou por mais 5 filmes.No total, eles tiveram 12 trabalhos em comum (o primeiro foi em 1950 e o último em 94, dois anos antes da morte de Marcello) e foram, creio eu, grandes representantes do excelente Cinema Italiano pelo mundão afora.

Giovanna e Antonio, recém-casados, são separados quando, por artimanhas malucas do destino, ele é convocado pelas tropas italianas a partir para a Rússia em defesa de seus país, que enfrentava a Segunda Guerra Mundial.
Antonio vai e nunca mais dá notícias.Simplesmente desaparece sem deixar pistas: as forças armadas o consideram morto.Inconformada e crente de que seu marido não morreu, Giovanna vai à Rússia procurá-lo.Qual não é sua surpresa quando ela encontra Antonio, mas não seu marido.

“I Girasoli” foi gravado parte na Itália, parte na Rússia.Tem uma trilha sonora muito bonita e várias cenas memoráveis, como a que mostra Giovanna procurando, um por um, o túmulo do esposo num imenso campo de girassóis e as lindas cenas de despedida e reencontro das personagens.
A DVD Versátil está prestes a lançar esse filme numa edição cheinha de material extra, completamente restaurada.Mas quem quiser apreciar essa linda obra do De Sica antes pode encontrar o VHS na seção de filmes clássicos de algumas locadoras.
“I Girasoli”
Origem/ Ano: Itália/ Rússia/ 1970
Duração: 100 min
Direção: Vittorio de Sica


Abraço Grande!
Da Elis ;-)

quinta-feira, setembro 14, 2006

Sinal de Vida

Pessoal!

Como estão vocês?

Esse final de semana sai comentário quentinho no "Siete"!Depois de quase três meses de ausência (por pura falta de tempo e desencontros diversos)nós voltaremos, com gosto de gás, ao bloguito.
Nesse final de semana tem comentário de quem vos fala e, semana que vem, se Deus quiser, sai filme comentado pelos três colegas participantes.

Volto em breve!

Abrazos
da Elis ;-)