quarta-feira, junho 28, 2006

"Guerrilha sem Face" (2002) - Por Elis Campos



Dia desses estava eu zanzando pela Americanas, o paraíso dos chocólatras e dos caçadores de tesouros, pondo a baixo as prateleiras de DVD’s, em busca de alguma preciosidade com preço sedutor.De repente me deparo com “Guerrilha sem Face” e, incrédula, me dirijo a um atendente da loja pra saber quanto custava o achado.
Mais incrédula ainda ouço a módica cifrinha de 16 pratas.Penso:

- Um filme desses, difícil de achar, por 16 reais...Que coisa!

Acabei levando o DVD.
Li, antes, alguns materiais na Internet falando sobre o filme.Descobri que ele foi o principal responsável por lançar o ator Javier Bardem no mercado cinematográfico norte-americano.Antes dele, Bardem só era mais conhecido em seu país de origem, a Espanha, apesar de já ter participado de excelentes filmes, como “Antes do Anoitecer”(2000) - (no qual interpretou o escritor cubano Reynaldo Arenas) e “Carne Trêmula” (1997), de Pedro Almodóvar.
Javier veio a conhecimento do público mundial justamente depois de “Guerrilha...” – que é de 2002.Foi quando trabalhou com o diretor Alejandro Amenábar em “Mar Adentro” (2004), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.
O fato é que Bardem é sensacional.Um profissional de primeira linha, considerado por muitos o melhor ator espanhol da atualidade, ele promete ainda mais interpretações excelentes.



Javier Bardem (Agustín) e Laura Morante (Yolanda) no filme

Em “Guerrilha sem Face” ele é o sargento Agustín Rejas, um advogado sem sucesso que largou a profissão por não encontrar mais nela a tão valiosa verdade que estimava.Resolvido a ganhar a vida de forma mais honesta que antes, ele acaba arranjando um emprego ruim na polícia local.
Casado com uma mulher um tanto fútil e pai de uma menina, Rejas vai levando a vida normalmente, até o dia em que é escalado
para investigar uma série de atentados cometidos contra membros do governo.Tentando descobrir a identidade do misterioso “presidente Ezequiel”, líder revolucionário aclamado pelo povo e responsável pelos ataques, Rejas presencia a ascensão de uma verdadeira guerrilha, enquanto seu país, desmoralizado por políticos corruptos, é tomado pelos militares.
Ao mesmo tempo em que sua pátria desmorona, Agustín apaixona-se pela professora de dança de sua filha, uma criatura pra lá de enigmática, apesar de aparentemente inofensiva.
O desfecho do filme, com um quê de surpreendente, é o que há de melhor no longa-metragem.As cenas finais são as mais belas: a câmera, bastante intimista, focaliza o rosto de Bardem durante, aproximadamente, três minutos ininterruptos.Sensacional.

“The Dancer Upstairs” é inspirado num caso real: a perseguição e captura de Abimael Guzman, líder de um exército de guerrilheiros peruanos.Um ótimo filme que eu sugiro a todos!

“The Dancer Upstairs”
Origem/Ano: EUA/ Espanha/ 2002
Duração: 127 min
Direção: John Malkovich

Abraço grande da Elis ;-)

PS.:Aproveitamos para agradecer aos amigos que nos visitam e que deixam seus comentários.Venham sempre por aqui e fiquem à vontade!